terça-feira, 29 de março de 2011

Para que psicologia???

           
             No curso de Administração, é comum depararmos com os mais diversos tipos de disciplinas, umas cheias de números e outras cheias de textos enormes para lermos. Embora bem diferentes umas das outras, estas disciplinas nos permitem deduzir “de cara” como as utilizaremos quando estivermos exercendo o papel de administradores.
            Quando estudamos economia percebemos que a matéria estudada nos ajudará a entender o contexto econômico para tomarmos decisões na empresa. Ao estudarmos informática, percebemos que devemos saber lidar com a tecnologia para ser um bom administrador; Contabilidade, para verificar como está o desempenho econômico da empresa, mas... e Psicologia?  Para que serve?
            Enquanto alunas de administração é comum ouvirmos, lermos e nos darmos conta de que nossa futura (ou atual) profissão será totalmente ligada a pessoas. Observamos isso cada vez que falamos em liderança, em sabermos conviver em grupos, em tentar satisfazer as exigências dos clientes, ou seja, temos como objeto de estudo Pessoas, assim como ocorre com a Psicologia.


            Segundo Juliano de Paula Dias, a Psicologia, etimologicamente, seria a "a ciência da alma"; o termo provém de duas raízes gregas: psike= alma e logos= descrição ou ciência. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem. A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos.
            Ainda segundo o autor, nas organizações, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos e/ou grupos, com vários objetivos. Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas.
            Viu só como Psicologia e Administração se “encaixam”?  Ambas se concentram nos fenômenos relacionados com o funcionamento e comportamentos de indivíduos e grupos. 

Um comentário:

  1. Muito interessante a forma demonstrar que as áreas estão conectadas, isto é um passo para mostra o pq de ter que conhecer áreas distintas do conhecimento!

    ResponderExcluir